Infecções de ouvido em cães: sintomas e tratamentos

Tempo de leitura: 3 minutos

Infecções de ouvido canina são mais comumente causadas por bactérias ou leveduras. Os ácaros da orelha, cabelos excessivos, umidade ou cera, corpos estranhos, alergias e hipotireoidismo podem ser fatores que contribuem para o desenvolvimento de uma infecção no ouvido. Como o canal auditivo nos cães é na maior parte vertical (ao contrário de um canal auditivo humano que é horizontal), é fácil que restos e umidade sejam retidos no canal auditivo.

Como posso saber se meu cão tem uma infecção de ouvido?

Os seguintes sintomas podem indicar que seu cão precisa ter suas orelhas verificadas por um veterinário:

  • Coçar a orelha ou área ao redor da orelha
  • Corrimento marrom, amarelo ou com sangue
  • Odor no ouvido
  • Vermelhidão
  • Inchaço
  • Crostas ou crostas no interior do ouvido externo
  • Perda de cabelo ao redor da orelha
  • Esfregar o ouvido e área circundante no chão ou móveis
  • Cabeça balançando ou inclinação da cabeça
  • Perda de equilíbrio
  • Movimentos oculares incomuns
  • Andando em círculos
  • Perda de audiçãoComo limpar o ouvido do meu cão

Quais cães são propensos a infecções de ouvido?

Cães com alergias ou com orelhas externas não eretas podem estar predispostos a desenvolver infecções de ouvido. Cães que têm crescimento excessivo de pelos no canal do ouvido também podem ser mais suscetíveis a infecções de ouvido.

Como as infecções de ouvido são diagnosticadas?

Um veterinário geralmente pode diagnosticar uma infecção no ouvido. Isso pode exigir sedação, especialmente se o cão estiver com muita dor. Uma amostra pode ser examinada para procurar bactérias, leveduras e parasitas. Se houver suspeita de uma infecção bacteriana, seu veterinário poderá enviar uma amostra a um laboratório para ver quais bactérias estão causando a infecção.

Como existem várias causas e fatores contribuintes que causam infecções de ouvido em cães, é importante que um diagnóstico preciso seja obtido pelo seu veterinário.

Como as infecções de ouvido são tratadas?

Mais comumente, infecções de ouvido podem ser tratadas com uma limpeza profissional seguida de medicação em casa. Seu veterinário pode prescrever medicamentos orais. Não é incomum que alguns cães tenham infecções recorrentes nos ouvidos.Como limpar o ouvido do meu cão

Como infecções de ouvido podem ser evitadas?

Verifique as orelhas do seu cão, odor e vermelhidão são sintomas.

Se o ouvido externo de seu cachorro parecer sujo, limpe-o com cuidado com uma bola de algodão umedecida com uma solução sugerida pelo seu veterinário. Seu veterinário pode fazer recomendações sobre a frequência com que você deve limpar as orelhas do seu cão.

Depois de banhos e natação, não se esqueça de secar completamente as orelhas do seu cão.

Se o seu cão tiver pelos excessivos no canal auditivo externo, eles devem ser removidos. Você pode pedir ao seu veterinário para lhe mostrar a técnica adequada para remover o cabelo.

Quando é hora de ver o veterinário?

Se seu cão está mostrando algum dos sintomas descritos acima, ele deve ser visto por um veterinário o mais rápido possível. As infecções de ouvido podem ser muito dolorosas e, se não forem tratadas, podem prejudicar tanto o canal auditivo como o ouvido médio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *